EXTERNATO ROSEIRAL DE SANTA TERESINHA

07 setembro 2007

PROJECTO EDUCATIVO 2007/2009

Sem passado não há futuro e aqui estamos nós...no presente

A história dos transportes e dos meios de comunicação.

À inspiração do homem se deve a evolução do nosso modo de vida.

Muitos inventos marcaram o progresso da Humanidade desde a Idade da Pedra até à Era das Comunicações, produzindo transformações sociais que ninguém pode prever.

O homem continuará a progredir, produzindo novos inventos que derivam da sua curiosidade e insatisfação perante o que já existe e da firme convicção de que é sempre possível fazer melhor.

E os homens do futuro são as nossas crianças do presente!

O conhecimento do mundo e a abordagem científica desperta nelas a curiosidade, o desejo de aprender, de experimentar, de criar novas formas que se misturam com a realidade e a imaginação; competências que devem ser estimuladas desde cedo.

Conhecer o passado é uma forma de aprender a valorizar e respeitar o presente e o futuro.

“…O sonho comanda a vida e sempre que um homem sonha o Mundo pula e avança…como bola colorida entre as mãos de uma criança”.

Conteúdos:

O que é a Ciência?

O que são os inventores?

Porque é que as invenções ajudam a transformar o mundo?

Meios de transporte:

- A invenção da roda.

- Leonardo Da Vinci.

- Transportes terrestres, aéreos, aquáticos e marítimos através dos tempos.

Meios de comunicação:

- História da escrita, do papel e da imprensa.

- Gutenbergue.

- Rádio (Marconi).

- Edison (electricidade, fonógrafo, cinema).

- Telégrafo.

- Telefone (Bell).

- Computador/Internet.

- Televisão.

- Satélites de comunicação.

Algumas actividades:

- Investigação em livros e enciclopédias.

- Escrita com penas e com caneta de aparo.

- Construção de diversos elementos ligados aos conteúdos.

- Dramatizações diversas relativos ao tema.

- Construções diversas, com diversos materiais, inventadas pelas crianças.

- Jornais de parede.

- Desfile de Carnaval com enfeites relacionados com os conteúdos (ou com as épocas inerentes às invenções. Ex.: baile Veneziano).

- Visita a uma estação de rádio ou de televisão.

- Visita a um jornal local.

- Visita ao Museu da Ciência e da Técnica.

- Registos diversos.

- Actividades ligadas à ciência e à tecnologia.

- Exposição/contacto de brinquedos antigos, de meios de transporte em miniatura e de meios de comunicação antigos.

- Visita ao Museu dos brinquedos antigos.

- Festas do Dia do pai relativas ao tema (ex.: jogos relativos ao tema).

- Festas do Dia da mãe relativas ao tema (ex.: atelier de construção de meios de transporte ou de comunicação com materiais de desperdício).

- Festas do final do ano relativa ao tema.

- (…)

Objectivos:

- Incentivar as crianças para as actividades ligadas às Ciências e à Tecnologia.

- Fomentar a ideia da interacção Ciência-Tecnologia-Sociedade (A Ciência gira à volta das pessoas).

- Estimular a observação, a reflexão e encorajar o espírito crítico.

- Desenvolver a capacidade de raciocínio e o emprego de vocabulário.

- Promover atitudes positivas em relação às Ciências e às suas aplicações em tecnologia.

Objectivo principal:

- Ajudar a Criança a perceber a importância das Ciências e da Tecnologia num Mundo em constante evolução e progresso.