PROJECTO EDUCATIVO 2007/2009
Sem passado não há futuro e aqui estamos nós...no presente
A história dos transportes e dos meios de comunicação.
À inspiração do homem se deve a evolução do nosso modo de vida.
Muitos inventos marcaram o progresso da Humanidade desde a Idade da Pedra até à Era das Comunicações, produzindo transformações sociais que ninguém pode prever.
O homem continuará a progredir, produzindo novos inventos que derivam da sua curiosidade e insatisfação perante o que já existe e da firme convicção de que é sempre possível fazer melhor.
E os homens do futuro são as nossas crianças do presente!
O conhecimento do mundo e a abordagem científica desperta nelas a curiosidade, o desejo de aprender, de experimentar, de criar novas formas que se misturam com a realidade e a imaginação; competências que devem ser estimuladas desde cedo.
Conhecer o passado é uma forma de aprender a valorizar e respeitar o presente e o futuro.
“…O sonho comanda a vida e sempre que um homem sonha o Mundo pula e avança…como bola colorida entre as mãos de uma criança”.
Conteúdos:
O que é a Ciência?
O que são os inventores?
Porque é que as invenções ajudam a transformar o mundo?
Meios de transporte:
- A invenção da roda.
- Leonardo Da Vinci.
- Transportes terrestres, aéreos, aquáticos e marítimos através dos tempos.
Meios de comunicação:
- História da escrita, do papel e da imprensa.
- Gutenbergue.
- Rádio (Marconi).
- Edison (electricidade, fonógrafo, cinema).
- Telégrafo.
- Telefone (Bell).
- Computador/Internet.
- Televisão.
- Satélites de comunicação.
Algumas actividades:
- Investigação em livros e enciclopédias.
- Escrita com penas e com caneta de aparo.
- Construção de diversos elementos ligados aos conteúdos.
- Dramatizações diversas relativos ao tema.
- Construções diversas, com diversos materiais, inventadas pelas crianças.
- Jornais de parede.
- Desfile de Carnaval com enfeites relacionados com os conteúdos (ou com as épocas inerentes às invenções. Ex.: baile Veneziano).
- Visita a uma estação de rádio ou de televisão.
- Visita a um jornal local.
- Visita ao Museu da Ciência e da Técnica.
- Registos diversos.
- Actividades ligadas à ciência e à tecnologia.
- Exposição/contacto de brinquedos antigos, de meios de transporte em miniatura e de meios de comunicação antigos.
- Visita ao Museu dos brinquedos antigos.
- Festas do Dia do pai relativas ao tema (ex.: jogos relativos ao tema).
- Festas do Dia da mãe relativas ao tema (ex.: atelier de construção de meios de transporte ou de comunicação com materiais de desperdício).
- Festas do final do ano relativa ao tema.
- (…)
Objectivos:
- Incentivar as crianças para as actividades ligadas às Ciências e à Tecnologia.
- Fomentar a ideia da interacção Ciência-Tecnologia-Sociedade (A Ciência gira à volta das pessoas).
- Estimular a observação, a reflexão e encorajar o espírito crítico.
- Desenvolver a capacidade de raciocínio e o emprego de vocabulário.
- Promover atitudes positivas em relação às Ciências e às suas aplicações em tecnologia.
Objectivo principal:
- Ajudar a Criança a perceber a importância das Ciências e da Tecnologia num Mundo em constante evolução e progresso.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home